The Box: a Evolução da sala de aula

  • The Box: a Evolução da sala de aula
0

O mundo mudou. Hoje, vivemos em meio a uma revolução tecnológica, que impõe profundas mudanças nas relações sociais, na economia, na cultura, na política e no espaço geográfico. É de se esperar, portanto, que a forma de ensinar e aprender também mude.

A Escola São Domingos, consciente de seu papel enquanto instituição de ensino e agente de mudança na sociedade capixaba, escolheu sair na frente e encarar essas transformações com inovação. Uma das iniciativas é o The Box.

A Metodologia The Box, desenvolvida pela equipe da ESD, é uma estratégia de ensino baseada na autonomia do indivíduo, na construção de seu entendimento do mundo e de si próprio. O aluno potencializa sua capacidade de se perceber como sujeito ativo e protagonista, capaz de influenciar e contribuir para os desafios de seu tempo e para conquistar uma vida feliz.

Essa inovação metodológica foi o ponto central da comunicação realizada para a Escola São Domingos em 2018. A ebrand ficou responsável pelo planejamento, criação e execução do projeto de comunicação do The Box. O Núcleo de Design da agência criou a identidade visual do projeto, que também influenciou na arquitetura da sala de aula. O projeto teve influência do desafio dos nove pontos, que inspirou o nome da metodologia: “Think outside the box”. A ideia é que diante da imagem com três colunas, cada uma com três bolinhas, a pessoa consiga passar por todos os pontos com apenas quatro traços. Isso só será possível, se ela sair do quadrado gerado pelas formas.

“A ebrand tem um envolvimento muito grande com a formulação do que o The Box é hoje. O conceito desenvolvido na identidade visual se estendeu para a projeção da sala que criamos em parceria com a Angatu, e até com o planejamento do material didático utilizado.”, explica Henrique Romano, idealizador do projeto.




 

 

 

 

 

Para a comunicação do The Box, o Núcleo de Conteúdo da ebrand desenvolveu uma estratégia de branded content com produção de conteúdo em diferentes formatos: website, matérias, vídeos e redes sociais. A proposta foi comunicar o projeto educacional de maneira global, levando em consideração as inovações de um mundo em que se destaca o protagonismo pessoal.

O novo website possibilitou apresentar de forma didática a metodologia, como funciona uma sessão na nova sala, e os benefícios para alunos e professores. Também foram produzidos conteúdos audiovisuais destacando quatro pontos do The Box: o conceito, a inspirações da metodologia, o design do projeto e como ele foi idealizado pela ESD. Por fim, todo material integrou o conteúdo divulgado nas redes sociais, em publi editoriais e nas peças de PDV da instituição.

“Antes de pensar fora da caixa, é preciso saber que estamos dentro dela. A mudança começa internamente, na forma de ver o mundo, encarar os desafios, resolver os problemas e romper os limites do próprio conhecimento. Toda a estratégia de comunicação do The Box propõe isso. A metodologia é realmente um diferencial competitivo da ESD em relação às outras instituições de ensino.”, explica Rafael Andaku, Diretor de Criação da ebrand.