25/03/2013
A e-brand criou para a FDV (Faculdade de Direito de Vitória) a campanha “Justiça e Coragem – 10 anos sem Alexandre Martins”. O objetivo foi contar a história do assassinato do juiz, relembrando seu papel na luta contra o crime organizado no Espírito Santo, visto que Alexandre Martins foi uma das lideranças que militaram por mudanças e transformações no Estado. Seu assassinato, chocou o país e foi tema de várias reportagens em jornais de circulação nacional e nas grandes redes de TV. Sua morte foi um marco na mobilização da sociedade capixaba na luta contra o crime organizado.
DESAFIO
O desafio foi contar a história de combate ao crime organizado a uma nova geração de capixabas que desconhece o fato histórico, visto que não viveu a realidade de um Estado mergulhado em desvios de toda ordem e refém do crime organizado.
A campanha também precisava criar uma comunicação capaz de envolver toda a sociedade, sem ser apenas uma iniciativa isolada da FDV. O movimento necessitava ser articulado por diferentes segmentos da sociedade, legitimando a visão de que a luta por justiça é uma causa coletiva.
ESTRATÉGIA
Através de um movimento coletivo, tivemos a ideia de realizar um ato público envolvendo lideranças do Espírito Santo nas esferas do judiciário, legislativo, executivo, empresários, amigos e alunos, para convocar uma ampla participação popular através dos veículos de comunicação, imprensa e redes sociais na Internet. Esse movimento precisa estimular a realização de outros atos e manifestações que lembrem a imagem de Alexandre Martins e sua luta por justiça.
CONCEITO
A campanha conta uma história de Justiça e Coragem que mudou o rumo do Espírito Santo. O símbolo principal utilizado na comunicação foi a bandeira do Espírito Santo que ganhou um novo lema “Justiça e Coragem”, demonstrando a relevância da atuação do juiz na história do estado.
MULTIPLATAFORMA
A comunicação foi desenvolvida considerando ações de endomarketing, relações públicas, propaganda, evento, mídias sociais, ações de guerrilha e conteúdo.
Endomarketing: O primeiro passo foi criar engajamento de professores e alunos da FDV. E isso começou com a idéia de mudar o nome da rua da faculdade como forma de homenagear Alexandre Martins. Isso foi alcançado com atuação dos professores e alunos que criaram um abaixo assinado e conquistaram apoio da Câmara Municipal de Vitória, através do seu presidente, vereador Fabrício Gandini. Outra ação foi adesivar o muro da faculdade com um grande painel que apresenta a saga de Alexandre Martins contra o crime organizado.
Relações públicas: Entidades ligadas aos direitos humanos e a justiça aderiram ao movimento e ajudaram na realização do ato público e outras homenagens: ABDH (Academia Brasileira de Direitos Humanos), AMB (Associação dos Magistrados do Brasil), AMAGES (Associação dos Magistrados do ES) e o Governo do Estado (Secretaria da Justiça). Outro apoio conquistado foi a movimentação da bancada federal que realizou pronunciamentos em Brasília, no Senado e na Câmara dos Deputados.
Propaganda: Criação da identidade visual e das peças de outdoor, vídeos online, cartazes e comerciais de TV foram utilizados para convocar a população para participar do ato público. No dia do evento, um grande painel foi instalado no calçadão da Praia de Camburi apresentando a história de Alexandre Martins.
Guerrilha: Diversas bandeiras do Espírito Santo com o lema da campanha foram produzidas e entregues a personalidades, empresários e políticos do Estado, que tiraram fotos, repercutindo nas redes sociais e imprensa. Bandeiras em diferentes formatos foram espalhadas pela cidade. No ato público, uma grande bandeira foi carregada pela multidão.
Mídia Social: A Internet e as redes sociais foram o foco do esforço de repercussão e mobilização social em prol da homenagem. Vídeos, reportagens e conteúdos tiveram o alcance de mais de 500 mil pessoas do ES. O evento no Facebook recebeu 1.200 adesões.
Evento: Foi realizado um seminário dois dias antes do ato público para conquistar visibilidade e fortalecer a mobilização. Assim, o evento conquistou um amplo espaço na imprensa, com a CBN realizando mais de 2 horas de programação sobre o tema, além de matérias nos principais jornais impressos, sites de notícia, e noticiário na TV.
RESULTADO
A campanha ganhou grande alcance e repercussão no Estado e no país, além de pautar a imprensa durante mais de 4 dias com grande destaque na notícia em TV, Internet e imprensa. O destaque na imprensa foi a reportagem em rede nacional (Jornal Nacional – Globo) repercutindo o ato público que reuniu mais de 1.500 pessoas, e contou com a presença do Governador do Estado e Prefeitos de Vitória e Vila Velha. Um monumento foi criado em homenagem a Alexandre Martins, e leva o nome da campanha.
A partir dessa grande repercussão, a Associação dos Magistrados do Brasil contratou um advogado que vai acompanhar a tramitação do processo de julgamento dos mandantes do crime, processo que está parado na justiça a 5 anos.