COMUNICAÇÃO QUE MULTIPLICA

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11/10/2012

A e-brand está lançando uma pesquisa sobre engajamento e causas coletivas. O propósito da agência é apresentar o cenário atual da convergência midiática onde se destaca a participação das pessoas e surge a figura do ativista moderno. A pesquisa foi realizada a partir de 15 entrevistas em profundidade com representantes de grupos e coletivos ligados à cultura, à sustentabilidade, à política e ao trabalho social, e usou como base trabalhos publicados nas áreas de consumo, voluntariado, juventude, mídia e redes sociais.

O resultado é um documentário de 10 minutos, que faz refletir sobre o papel da comunicação e do marketing na era da convergência midiática, onde as pessoas assumem também o papel de produtor de informação e fortalecem suas capacidades como influenciadores do comportamento social. O projeto foi desenvolvido com o conceito “Comunicação que Multiplica”, e enfatiza o posicionamento da empresa como uma agência multiplaforma. “Não basta planejar e criar comunicação e propaganda para multimeios, o foco está em como envolver as pessoas e criar engajamento. O que conta não é a soma das mídias, o mais importante é multiplicar seus resultados a partir da participação das pessoas. Nós acreditamos que isso faz toda a diferença”, explica Gilber Machado, diretor executivo da agência.

A motivação da pesquisa foi entender em profundidade a mudança do pensamento estratégico sobre comunicação, que passa da antiga ideia de “comunicação para as pessoas” e passa a ser realizada “COM as pessoas”. “As campanhas e trabalhos da agência já possuem uma prática muito voltada ao engajamento social. Fomos buscar a base teórica e testemunhal que nos permite evoluir essa experiência e os bons resultados já alcançados”, explica Rafael Andaku, diretor de Criação.  Para levar o debate ao mercado, a agência criou um circuito de exibições que vai percorrer o meio acadêmico, mercado de comunicação e entidades ligadas à economia criativa.